Pesquisar este blog

Palavras

Palavras
"Quem não vê bem uma palavra, não pode ver bem uma alma" F. Pessoa



sábado, 14 de agosto de 2010

Livros



Desde que me entendo por gente eles me acompanham. Seja o da estória infantil, o que eu adorava folhear, o livro de bolso, o de receitas, o didático, o de mapas, o xerocado, o de fotos... Desde sempre me vejo com LIVROS.
Cresci com um livro na cabeceira da cama, e com outro, ansioso que só, na estante... aguardando o grande momento da leitura.

Os livros sempre me fascinaram com seus cheiros, suas texturas, suas encadernações, suas impressões... Seus tamanhos. Os pequenos de bolso... Os grandes que sobram da bolsa. Os pesados que fazem doer as costas, e os leves que nem parecem estar em minhas mãos....

Há os livros que viraram filmes... Os filmes que viraram livros... Os livros que inspiraram uma vida, e os que são a vida de alguém.

Eu não seria o que sou sem minhas leituras. Adoro as revistas, os jornais... Adoro tudo o que tenha letras: cardápios, bulas de remédio, embalagens, receitas das embalagens, rótulos, placas, cartazes... Minha fome é de Palavra e minha sede é o prazer de desfrutá-Las.

Recursos literários, estilos de escrita, autores... Quero ler, quero saber, quero sentir o gosto que cada palavra adquire na mão de cada um que faz uso dela: Drummond, Saramago, Machado, Goethe, Veríssimo, Tolkien, Lispector, Camus, Rubem Alves, Irmãos Grimm, Borges, Puig, Antônio de Alcântara Machado, Suassuna, Caio Fernando Abreu, Meireles, Gullar, Sabino, Scliar, Bilac, Lessa, Andrade, Leminsk, Fonseca, Holanda, Mistral, Neruda, Lorca, Cervantes, Stoker, Wilde, Alighieri, Allende, Kafka, Dostoiévski, Galeano... E tantos, tantos, tantos outros...

Não me vejo sem meus livros... Sem minhas leituras... Seja a necessidade da profissão, seja a vontade de ler pelo puro prazer de ler... Degustando cada linha, saboreando cada ponto e sentindo cada página.

"Passeio pelas estantes da biblioteca. Os livros de me dão as costas. Não para me rejeitar, como as pessoas: são convidativos, querendo apresentar-se a mim. Metros e mais metros de livros que nunca poderei ler. E sei: o que aqui se oferece é a vida, são complementos a minha própria vida que esperam ser postos em uso. Mas os dias passam rápido e deixam para trás as possibilidades. Um único desses livros pode mudar completamente a minha vida. Quem sou eu agora? Quem eu seria então?"
(JOSTEIN GAARDER - autor de "O Mundo de Sofia", em "A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken")